10 dicas de como começar a trabalhar como social media em 2024

O trabalho de social media tem crescido bastante nesses últimos dois anos, muitas empresas têm investido pesado nesses profissionais para alavancar a presença online dos seus negócios. Mas você sabe como começar a trabalhar como social media?

Aqui 10 dicas para você se aprimorar e ser um social media de sucesso.

– Como começar como Social Media

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Não são necessários grandes investimentos, você pode começar a trabalhar a partir de casa com apenas um computador. Trabalhar em casa como freelance tem certos desafios a serem superados, como a procrastinação, disciplina, horários, famílias, distração etc. Trabalhar em casa é como outro trabalho qualquer, então acorde, tome seu café, vista a sua roupa e comece a trabalhar!

Basicamente os materiais que você precisará ter são:

  • Computador
  • Celular
  • Um escritório ( Em casa – Home Office )
  • Programa de edição de imagens e vídeos
  • Internet

O computador ou notebook não precisa ser uma super máquina, contendo o pacote Office, algum editor de imagens como o Photoshop, já irá suprir as suas necessidades para começar a trabalhar com Social media.

Celular hoje a comunicação na maioria das vezes é feita via celular, pelo WhatsApp, SMS, ligações, além de alguma foto que você precise tirar, do produto, local do seu cliente

Um local para começar a trabalhar, lembrando que é muito importante estar distante de distrações, longe da televisão, longe da cama, cozinha etc. Se tiver um quarto para montar o seu QG é o ideal.

Para trabalhar com Social Media você terá que editar imagens, fazer montagens, melhorar a imagens, adicionar a logo da empresa do seu cliente etc, eu gosto muito de trabalhar com o Photoshop, atualmente supri todas as minhas necessidades.

 

– Adquira conhecimento

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Ter um conhecimento sólido de vendas, redes sociais, network, designer, tráfego pago e orgânico, é um passo importante para ser um bom social media, pois é isso que esse profissional faz, traz cientes para as empresas através das redes sociais, sejam com anúncios, de forma orgânica, com estratégias que fazem o público engajarem nas postagens, deixar o contato, entrar numa lista.

Então é importante que você tenha um bom conhecimento nessas áreas, pois fará toda diferença para você e seus clientes.

 

– Mantenha-se atualizado

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É muito importante que você se mantenha atualizado no que acontece nas mídias sociais, memes que estão bombando, novas funcionalidades de cada rede social, qual a sensação do momento, manter-se atualizado significa que você é um social media atento as mudanças, todo cliente gosta que a sua empresa seja uma das primeiras a compartilhar no que está acontecendo no momento.

 

– Tráfego pago

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É de suma importância que você entenda de tráfego pago, anúncios em diversas redes sociais.

Cada dia fica mais difícil engajar publicações no Facebook ou Instagram devido as limitações de alcance imposta por essas redes sociais.

Então a melhor saída é através dos anúncios pagos, lembre-se que você estará investindo o dinheiro do seu cliente, então você precisa ter um conhecimento sólido em anúncios, definição de público, estratégia certa para obter mais clique, levar para o site da empresa, preenchimento de formulário para entrar em uma lista, tudo isso tendo em mente que é preciso otimizar a campanha para o seu cliente gastar menos e converter mais.

 

– Designer

designer social media

Já ouviu o ditado: Uma imagem vale mais que mil palavras? Esse ditado é perfeito para as redes sociais, principalmente para redes sociais que são voltadas para imagens, Pinterest e Instagram são bons exemplos.

Então conhecer de designer é fundamental para o seu sucesso como Social Media, o Photoshop é uma ótima ferramenta para isso, esqueça o canvas e essas ferramentas de celular, lembre-se estamos falando de Social media de sucesso, aqui não cabe amadorismo.

 

Análise

analise social media

Você terá que fazer a análise do que acontece nas mídias sociais do seu cliente, portanto precisará saber o que cada número significa, o que pode ser mudado, o que pode ser melhorado e o que pode deixar rodando do jeito que está.

Além disso você deve mostrar esses resultados para o seu cliente, é a melhor prova do que o seu trabalho tem surtido resultados, e o melhor de tudo mostrará para o seu cliente que o marketing digital é mensurável, saberá pra onde está indo os investimentos e quantas pessoas está alcançando e convertendo.

 

Cronograma e planejamento

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Se você for um social media freelance poderá trabalhar em várias frentes de vários negócios diferentes, sim diferentes pois é preciso manter a coerência e não prestar seus serviços para empresas do mesmo segmento.

Se você pretende abrir seu leque e ganhar mais dinheiro atendendo vários clientes, precisará manter um cronograma e planejando de postagens para que tudo saia no momento e tempo certo, pois será muito difícil atender 10 clientes por exemplo e fazer 10 postagens de alguma data comemorativa em tempo hábil.

Portanto esse planejamento deve ser definido por você, usar software de terceiros para programar postagens ou até mesmo o estúdio de criação do Facebook é uma ótima alternativa.

Planeje a semana das postagens, crie um cronograma e apresente para o eu cliente.

 

Copy

copy

Muito se tem falado em Copywinter, e tem sido essencial para qualquer social media, uma headline perfeita, um texto que converta, atraia o cliente é tudo que o seu cliente está esperando de você.

Nessa hora conhecer o público do cliente, conhecer as suas dores e desejos é um diferencial que irá mudar o patamar do negócio.

 

Ferramentas Para Começar:

ferramenta social media

Ferramentas social media consiste no material para apresentar a proposta para o cliente, um material com designer profissional, rico em informações, fará toda a diferença na hora de fechar um bom negócio. Essas ferramentas são:

Briefing
Daqui coletamos todas as informações do cliente.

Diagnóstico do Cliente
Apresentação do que a empresa precisa para se destacar nas mídias sociais, além dos pontos fracos e fortes do negócio no mundo digital

Precificação de preço
É extremamente importante saber definir o preço do trabalho desenvolvido

Proposta Comercial
Depois da apresentação é hora de enviar a proposta e fechar o negócio!

Contrato
A segurança entre o cliente e o social media, em surpresas e prejuízos para ambas as partes.

Um bom kit dessa ferramenta você pode encontrar aqui: Ferramentas Social Media

Esse material fará toda a diferença no sucesso do seu negócio.

 

– Determinação

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Todo começo é difícil, mas não é impossível.
Estude, acompanhe outros social media, tenha força de vontade, garanto que você conseguirá ser um grande profissional.Comece prestando serviços locais, é o jeito mais fácil de começar, depois expanda seu negócio para todo os lugares do mundo!

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