
Se você está começando sua carreira como social media e deseja oferecer seus serviços profissionalmente, uma das dúvidas mais comuns que podem surgir é: quanto devo cobrar pelos meus serviços?
Definir um preço justo e competitivo é essencial para atrair clientes e garantir que você seja valorizado pelo trabalho que realiza, mas por ser iniciante nem sempre definir o preço é uma tarefa fácil, bom até agora, pois nesse artigo vou te ensinar a cobrar um preço justo pelos seus serviços de social media, mesmo sendo iniciante.
Antes de discutirmos valores específicos, é importante entender quais serviços um social media geralmente executa. Como social media, você será responsável por gerenciar a presença online de uma empresa ou marca, promovendo sua imagem e interagindo com o público-alvo.
Alguns dos serviços mais comuns incluem:
- Criação e gerenciamento de perfis de mídia social: isso envolve a configuração e otimização de contas em plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, X (Twitter), LinkedIn, entre outras
- Criação de conteúdo: você será responsável por produzir e publicar conteúdo relevante e atraente para as redes sociais da empresa, como postagens, imagens, vídeos e artigos.
- Estratégia de marketing nas redes sociais: você deve criar uma estratégia de marketing nas redes sociais para alcançar os objetivos da empresa, como aumentar o engajamento, gerar leads ou aumentar as vendas.
- Monitoramento e análise de dados: é importante acompanhar o desempenho das campanhas nas redes sociais e fornecer relatórios detalhados para avaliar o sucesso e fazer ajustes quando necessário.
Quanto cobrar pelo serviço de Social média mesmo sendo iniciante?
O jeito mais fácil de saber quanto cobrar é através do seu valor hora, sempre cobre por hora trabalhada, assim sempre ficará um preço justo para você e para o cliente.
Uma agência de médio porte cobra a partir de R$280,00 a hora.
Como você está começando vamos imaginar que você cobre R$100,00 a hora.
Para o seu cliente José, você gasta em torno de 4 horas mensais para cuidar das redes sociais dele, então vamos as contas: R$100,00 x 4 = R$400,00 o valor que você deve cobrar.
Agora imagina que a sua cliente Ana, é mais exigente, pede alterações, você faz mais postagens, tem que entregar relatórios semanais, criar campanhas no Google e Instagram, criar vídeos, copy, criativos, e você gasta por mês 40 horas para executar todo serviço, façamos as contas: R$100,00 x 40 = R$4000,00 mil reais.
Percebe que o seu valor hora continua o mesmo, porém você ganhará muito mais com a Ana, pois ela exige mais tempo para a execução do trabalho.
No Kit Social Media 5K você encontra uma planilha que faz essa conta por você em minutos, além de outros arquivos essenciais para todo profissional de Social Media.
Essa é a maneira mais justa de cobrar pelos seus serviços de social media. Para você chegar a um valor hora ideal, é preciso analisar diversos fatores, a concorrência em sua cidade, o quanto será seu pró labore, suas despesas fixas, somar a quantidade de clientes, entre outros fatores.
Se você já passou da fase de iniciante, você pode conferir esse artigo que também te ensina a calcular quanto cobrar pelo seus serviços, a base é a mesma, então você não terá dificuldades.
Como conseguir clientes de Social Media
Agora que você entende melhor quanto cobrar, você provavelmente deve estar querendo saber como prospectar clientes sendo um iniciante. Uma das maneiras mais eficazes de encontrar clientes é construir uma presença online forte para si mesmo. Isso pode ser feito através da criação de um site profissional, blog criando conteúdo que ajude seu público e compartilhando seu conhecimento nas mídias sociais.
Além disso, você pode participar de grupos de Facebook e WhatsApp da sua região de atuação para se conectar com potenciais clientes e oferecer seus serviços.
Construir seu portfólio de social media
Outra estratégia é oferecer seus serviços gratuitamente para empresas locais ou organizações sem fins lucrativos. Isso lhe dará a oportunidade de ganhar experiência e construir um portfólio sólido, além de fazer uma boa ação. Ao obter resultados positivos para esses clientes, você poderá usar esses exemplos como estudos de caso para atrair clientes pagantes no futuro, além de estar contribuindo para um mundo melhor.
Como agir como um social media profissional, mesmo sendo iniciante.
Como profissional de mídia social, é importante ser proativo e atualizado com as últimas tendências e melhores práticas. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças nos algoritmos das mídias sociais, participe de webinars e conferências da indústria e busque certificações relevantes para aprimorar suas habilidades.
Além disso, é fundamental ter uma comunicação clara e eficaz com seus clientes. Certifique-se de entender as expectativas e metas de cada cliente, crie um plano estratégico claro e mantenha-os informados sobre o progresso de suas campanhas. Estipule um horário de atendimento, para evitar clientes inconvenientes que enviam mensagens a qualquer hora do dia e da noite.
Mesmo sendo Social Media iniciante, você pode e deve se apresentar como profissional, conheça o Kit Social Media Essencial e se apresente como um verdadeiro profissional para encantar os seus clientes.
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