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Gestor de tráfego pago: conheça a profissão tendência do marketing digital em 2024

Redes sociais são ótimos meios para as marcas fidelizarem, educarem e atraírem clientes. Mas, se a empresa não souber se posicionar corretamente, bem como entender e utilizar os resultados das campanhas ao seu favor, será difícil tirar proveito desses canais.

Em uma estratégia para mídias tão importante quanto planejar o conteúdo, é saber para quem direcioná-lo. Por isso o trabalho do gestor de tráfego é tão apreciado.

Então, se você quer saber mais sobre o que faz um gestor de tráfego, a diferença entre tráfego pago e orgânico, além de receber dicas dos melhores cursos de tráfego pago, continue a leitura!

Afinal, o que é gestor de tráfego?

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Gestor de tráfego é o profissional responsável por atrair visitantes para o site e redes sociais das empresas, acompanhando as métricas que envolvem o público alcançado.

O fluxo de visitantes em seus canais é a primeira métrica que uma empresa presta atenção quando gerencia suas mídias. Isso se chama tráfego, e entender do assunto é essencial para que as marcas possam ter sua presença online reconhecida.

Pois, para que uma estratégia em mídias sociais funcione, é necessário muito além de planejamentos mensais.

Claro que estar nas principais redes e definir os conteúdos que serão compartilhados em cada uma já é um começo. Mas, do que adianta dedicar-se à elaboração de postagens de qualidade, se não o faz pensando no público-alvo da marca e não tem uma estratégia bem definida?

Quando uma empresa decide criar seus perfis nas mídias sociais, decidir quem quer alcançar é o primeiro passo para descobrir como fazer isso. Visto que um conteúdo feito pensando nas necessidades de um público específico alcança o objetivo desejado com mais facilidade.

E, a fim de perceber se as pessoas estão interagindo com a marca da forma como deveriam, nada melhor do que analisar os resultados alcançados.

Para isso, é necessário um profissional qualificado, que trabalhe exclusivamente para entender a interação do público com a empresa e traçar caminhos a fim de corrigir as principais falhas nessa comunicação. Esse profissional é o gestor de tráfego pago. Essencial para o sucesso de estratégias no marketing digital.

 

O que um gestor de tráfego faz?

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Gestor de tráfego é responsável na captação de visitantes e no acompanhamento das métricas que envolvem o público alcançado através do site e das redes sociais da marca.

Entre as principais funções de um gestor de tráfego estão:

  • Trabalhar diretamente com a diretoria da empresa para a definição de orçamentos de campanhas;
  • Identificar e planejar o custo por cliente nas estratégias de captação;
  •  Desenvolver relatórios rotineiros a fim de acompanhar as campanhas em andamento;
  • Acompanhar de perto as taxas de conversão de todas as mídias;
  •  Identificar as estratégias que estão ou não funcionando;
  • Apresentar os resultados e projeções para a diretoria da companhia;
  • Consolidar relacionamentos estreitos com clientes promissores.

Resumidamente, o trabalho de um gestor de tráfego é criar e segmentar campanhas, a fim de que elas atinjam os melhores resultados, com o menor custo. Esse profissional é responsável por fazer as pessoas certas chegarem aos perfis da empresa. Então, para conseguir isso, ele estuda o público-alvo da marca e pensa em ações direcionadas.

Um bom gestor precisa entender de marketing digital, além de conhecer estratégias para diferentes mídias e saber como aplicá-las. Por isso, para que você aprenda as funções do profissional em diferentes canais, abaixo será listado e explicado seu trabalho nos principais meios.

Principais canais de atuação do gestor de tráfego pago:

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Gestor de tráfego no Facebook

No Facebook, o papel do gestor de tráfego é determinar, administrar e acompanhar o direcionamento de recursos para campanhas digitais. Além de conduzir a comunicação com o público e orientar ações de engajamento.

O Facebook Insights é uma excelente ferramenta que pode ser muito útil para o profissional na hora de mensurar os resultados das estratégias.  

Nos últimos anos, os administradores da rede social realizaram diversas mudanças no algoritmo, visando direcionar melhor os diversos conteúdos que competiam por espaço na linha do tempo do usuário.

Por conta disso, hoje é difícil conseguir crescer de maneira orgânica, sem a ajuda de anúncios pagos. Mas, esse assunto será abordado melhor mais para frente.

Gestor de tráfego no Instagram

O Instagram é um pouco diferente do seu “irmão mais velho”. Para conseguir bons resultados nessa rede, o gestor de tráfego trabalha na geração de conteúdos estratégicos, promoção de determinadas postagens, parcerias com marcas interessantes, além de outras ações que podem ajudar no crescimento do perfil e conversão de clientes qualificados, como sorteios, além de enviar o tráfego para o site afim de obter conversões

 

Gestor de tráfego no Google ADS

Aprender Google ADS é fundamental para qualquer gestor de tráfego.

Aqui, o principal papel do gestor é alcançar o máximo de pessoas possíveis com o website da empresa. Seja por meio de ações envolvendo SEO ou anúncios pagos.

No Google, o profissional especializado em tráfego trabalha definindo as melhores estratégias, a fim de que o público desejado seja alcançado e convertido com qualidade.

O Google é o maior buscador por produtos, serviços e informações na internet, um bom trabalho de tráfego é essencial para o sucesso da empresa.

Entenda a diferença do tráfego pago e orgânico

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O que é tráfego orgânico?

Gerar tráfego orgânico significa fazer com que as pessoas venham naturalmente até a marca. Sem precisar investir em anúncios pagos, como Facebook Ads e Google Ads.

Isso ocorre quando o público encontra os conteúdos da empresa por meio de pesquisas no Google ou em redes sociais. Seja com palavras-chave ou hashtags, por exemplo.

Neste tipo de estratégia, o ideal é produzir conteúdos verdadeiramente interessantes para as pessoas que a marca quer atingir. Além disso, eles precisam ser ricos e realmente mostrarem que a empresa se preocupa com as dores de seu público.

Se uma pessoa acessa um perfil ou link por livre e espontânea vontade, ela supõe que aquilo pode lhe ajudar a resolver determinado problema.

E, para que isso chegue até ela, o ideal é apostar em técnicas de SEO em sites, não se engane, não existe SEO para Facebook e Instagram plataformas que restringem muito o alcance orgânico já induzindo os usuários a fazer campanhas pagas.

Ao contrário dos sites que fazendo uma estratégia bem elabora de SEO, você consegue atingir as primeiras posições no Google, tarefa essa que não é fácil, mas também não é impossível.

 

O que é tráfego pago?

O tráfego pago por sua vez explica-se no nome. Se trata do tráfego obtido por meio de estratégias patrocinadas, ou pagas, como também são chamadas.

Algumas empresas possuem certo receio em investir dinheiro em estratégias do tipo, mas é importante entender que o tráfego pago se mostra uma ótima ferramenta para os que querem crescer mais rápido. Enquanto estratégias orgânicas são mais voltadas para o médio e longo prazo.

A fim de que as campanhas funcionem bem, o gestor de tráfego precisa concentrar-se em segmentar corretamente o público-alvo para cada conteúdo. Facebook, Instagram e LinkedIn são redes sociais onde é possível promover postagens, de forma que elas apareçam no feed das pessoas ideais.

Desta forma, é trabalho do gestor planejar e acompanhar as campanhas, para que os conteúdos sejam bem direcionados. Além de perceber o que está ou não funcionando, a fim de evitar gastos desnecessários com anúncios que não trazem retorno para a companhia.

 

Quais os melhores cursos de tráfego pago em 2024?

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Investir em tráfego pago é uma ótima estratégia para crescer na internet. E, diferente do que muitos pensam, não é tão fácil quanto parece.

Saber trabalhar com anúncios pagos é essencial para garantir sucesso com o marketing digital. Então, o trabalho não consiste apenas em patrocinar qualquer postagem, vai muito além disso.

Existem diversos cursos no mercado para quem deseja aprender mais e profissionalizar-se em tráfego pago. As aulas de Tiago Tessmann são uma ótima opção para os profissionais que querem conhecer mais sobre o assunto.

Ele oferece lives todas as quartas-feiras às quatro horas da tarde, voltadas para o ensinamento de anúncios no Google, Youtube, Facebook e Instagram. Lembrando que o Pedro Sobral foi aluno do Tiago Tesmann.

Pedro Sobral, conhecido como o ninja supremo do tráfego pago, também é uma alternativa para os que querem aprender mais. Pedro promove a Comunidade Sobral de Tráfego, onde ele promete ensinar a viver de tráfego pago, desenvolver pensamento estratégico para um negócio próprio ou clientes, além de oferecer conteúdos a fim de que o gestor se prepare para lidar com estratégias envolvendo anúncios pagos.

O meu curso preferido e que eu indico para todas as pessoas que me pedem indicação, que inclusive eu fiz e não me arrependo devido ao conteúdo sempre atualizado e a didática do professor e o RocketADS.

A grande diferença desse curso é que desde o começo te direciona para o que realmente você precisa, sem enrolação, sem tentar “encher linguiça” pra dizer que tem 300 aulas e 30 módulos.
Só a aula de Pixel, já vale o preço do curso.

Portanto, o papel do gestor de tráfego é extremamente importante em um time de marketing digital. Visto que ele é crucial na hora de planejar campanhas direcionadas para os públicos certos, de forma que tragam o melhor retorno para a marca.

Esse profissional planeja, executa e acompanha estratégias eficientes, sem desperdiçar os recursos da empresa. Por isso é tão importante para a marca e exige uma boa qualificação.

Você pode entrar nesse mercado como freelance, muitas empresas necessitam desses profissionais para campanhas de médios e curtos prazos, isso é uma ótima oportunidade para começar. Também pode ser um gestor de tráfego pago local, prestando serviços para empresas locais da sua cidade.

 

Gestor de tráfego pago, meu ponto de vista:

Gestor de tráfego é um mercado que vem crescendo ano após ano, dificilmente conseguimos resultados de forma orgânica quando o assunto é redes sociais, se você está começando agora no marketing digital, ou deseja expandir sua área de atuação, invista na gestão de tráfego pago, siga a tendência do mercado atual, se diferencie da maioria, construa sua base, é garantia de sucesso na carreira.