
O impacto do término dos cookies de terceiros para gestores de tráfego pago.
Os cookies são fragmentos de códigos anexados aos sites e são utilizados para rastrear informações sobre os usuários individualmente. Essas informações, quando rastreadas e combinadas, são valiosas para segmentar diferentes públicos, uma vantagem significativa para qualquer plano de gestão de tráfego pago.
Diferença entre Pixel e API de conversões.
O pixel envia informações a partir do navegador para as plataformas de anúncios, a API de conversões faz a ponte também entre o servidor do site e a plataforma de anúncios, assim, garantindo um melhor envio dos dados e mensuração dos resultados
Cookies primários e de terceiros
Existem dois tipos de cookies: primários e de terceiros. Os primários rastreiam informações apenas no site de origem e não compartilham essas informações. Os cookies de terceiros, por outro lado, podem mapear a jornada do usuário em outros sites, sendo amplamente utilizados para campanhas de marketing digital, principalmente para o remarketing.
No entanto, são esses cookies de terceiros que serão eliminados, pois violam as novas políticas de privacidade de dados. Navegadores como Safari e Firefox já abandonaram esses cookies, e o Chrome seguirá o mesmo caminho em 2024.

A corrida dos gigantes: Google x Meta x Apple
A afirmação de que “os dados são o novo petróleo” representa perfeitamente o contexto atual. Empresas como Google e Amazon acumularam riqueza usando grandes volumes de dados de seus usuários para escalar suas plataformas.
A Apple por outro lado, tem uma abordagem diferente, como evidenciado pelo lançamento do app tracking transparency em 2021, que permitiu aos usuários decidirem quais dados permitiriam ser rastreados.
Como resultado, 62% dos usuários da Apple optaram por não serem rastreados, causando um grande impacto no marketing digital.
A Meta, por sua vez, defendeu a importância dos anúncios direcionados para suas plataformas (Instagram e Facebook), sendo essenciais para a acessibilidade da publicidade para pequenas empresas.
No entanto, a complexidade dessa questão não permite soluções simples. Com o Google aderindo ao movimento pela privacidade, os profissionais de marketing e gestores de tráfego pago deverão se preparar para essa mudança.
À medida que os cookies de terceiros caminham para o fim, as habilidades dos anunciantes para rastrear as atividades dos usuários em diferentes plataformas online se tornarão cada vez mais difícil. Essas mudanças terá consequências significativas nas táticas de marketing abaixo:
- Segmentação orientada por interesses:
Uma das táticas mais usadas no marketing digital é a segmentação orientada por interesses. Esta estratégia permite que os anunciantes alcancem indivíduos que mostraram interesse em seus produtos ou serviços. No entanto, o fim dos cookies de terceiros tornará esta prática mais complexa, visto que os anunciantes terão acesso limitado a dados que identifiquem os interesses dos usuário.
- Retargeting:
O retargeting é uma tática de marketing que possibilita aos anunciantes alcançar indivíduos que já interagiram com seu site ou aplicativo. Com o fim dos cookies de terceiros, essa abordagem se tornará menos eficaz, pois os anunciantes terão uma quantidade menor de dados para identificar pessoas que já interagiram com sua empresa.
A API de Conversões é a solução?
Embora a API de Conversões, em conjunto com o Pixel, ajude a diminuir o problema, não é uma solução perfeita. No entanto, configurar corretamente a API pode garantir o envio de eventos de dados com qualidade, sendo uma excelente alternativa, se você busca utilizar CDPS (Customer Data Platforms).
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