briefing

Briefing para social media é um documento que irá colher todas as informações do negócio do cliente, para podermos elaborar uma boa estratégia de crescimento do seu negócio nas mídias sociais. Portanto quanto mais informações conter no briefing, mais fácil será o trabalho do social media.

O que deve conter em um bom briefing?

checklist

– Informações da empresa

Pode parecer formalidade mas muitas empresas ainda pecam pela falta de experiência nas redes sociais e não criam nomes que condiz com o negócio, não adicionam informações importantes como o contato, endereço e telefone.


– contato da pessoa responsável pelo marketing da empesa

É importante alinhar o contato com o responsável pelo marketing ou por alguém que irá responder pela a empresa, dessa maneira agiliza em muito o trabalho do social media.

– informações sobre os concorrentes

Para qualquer estratégia de social media é fundamental saber quais são os concorrentes do negócio do cliente, para podermos verificar qual rede social ele é mais forte, qual precisa melhorar, com essas informações em mãos será mais fácil definir a estratégia para o cliente.

– objetivo da empresa

Talvez essa seja a informação mais importante para um Social Media, saber o que a empresa deseja nas redes sociais, engajamento, curtidas, seguidores, conversões, todas as opções. Além disso ao definir qual o objetivo você poderá traçar a sua estratégia, os gastos com ADS, o tempo que isso irá consumir para que possa cobrar um valor que seja justo para ambos.

– quais redes atuar

É importante saber em quais redes sociais o cliente quer crescer, não adianta focar em uma rede onde os clientes do seu cliente não estão, e nisso o briefing irá ajudar muito, pois se ele desejar crescer no Twitter por exemplo, você conseguirá identificar se os clientes dele estão lá ou não.

orçamento

Essa informação é muito útil, quanto o cliente pretende gastar nas mídias sociais? Hoje sabemos que a entrega no orgânico tanto no Facebook quanto no Instagram está em baixa, portanto saber o quanto o cliente tem de orçamento para investir é obrigatório.

briefing-social-media

Essas são as informações básicas que precisam conter em um briefing para quem trabalha como Social Media. Logicamente que se pode adicionar mais itens conforme a necessidade de cada social media, o importante é sempre colher o máximo de informação do cliente

Através das informações do briefing conseguimos definir o valor dos nossos serviços baseado no tempo que gastaremos com o cliente em questão, podemos criar um diagnóstico mais completo do negócio nas redes sociais, definir os pontos fortes e fracos tanto do negócio do cliente quanto do concorrente, as melhores estratégias que poderemos usar para crescer nas redes sociais.

O melhor de tudo é que ao apresentar um diagnóstico completo para o cliente, ele logo identificará o seu profissionalismo, aumentando a conversão na hora de fechar um contrato.

O que achou desse post?
Deixe seu comentário aqui com dúvidas, críticas e opiniões.

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *