
De maneira simples o Social Media é o responsável pela marca do cliente nas mídias sociais, sua grande missão é gerar engajamento e relacionamento com o público alvo da empresa, na grande maioria dos casos, criar oportunidade de vendas.
Por esse motivo criatividade e conhecimento de cada rede social é importantíssimo, além do estudo de cada negócio que você irá cuidar.
Se você é um social media o quer se tornar um, te darei dicas importantes para você alavancar a sua carreira ou começar mesmo do zero absoluto.
Antes de mais nada é importante saber o quanto este mercado está em franco crescimento pois a cada dia que passa mais e mais empresas estão querendo ser bem representadas na no mundo digital, e se deram conta que fazer aquele post só por fazer, está cada vez mais sem sentido, não há espaço para amadores, por isso muitas empresas estão contratando social media designer, tanto para freela ou para trabalhar em regime CLT.
Quais as principais atividades executadas por um social media:
Primeiro de tudo é o planejamento, é aqui que a mágica acontece quanto melhor e mais bem arquitetado for o teu planejamento maiores são as chances de que os seus resultados online sejam muito mais expressivos, uma boa estratégia digital consiste no engajamento, com foco em gerar oportunidades de negócio para a empresa, promoções curiosidades dia-a-dia, interação entre a marca e o cliente, enfim a uma série de ações que devem cumprir com o calendário social, feito no para o mês com um planejamento de preferencia com o aval do cliente.
Definindo o que será feito no mês, já tendo alinhada todas as estratégias, além de economizar muito tempo, é a maneira correta para se trabalhar como social media. Depois que o planejamento foi criado e a publicação feita, é hora de monitorar as redes sociais, e é aqui que o social media deve ficar de olho nos comentários nas interações com a sua audiência responder os pedidos de chat, entre outras coisas, não basta apenas postar e virar as costas, é preciso interagir com o seu público.
O designer:
Social Media e Social Media Designer
.Na verdade, essas duas categorias irão sempre andar de mãos dadas, pois a grande maioria das empresas procuram um social media que tenha aptidão, com ferramentas de edição de imagens. Já ouviu aquela história de que uma imagem vale mais que 1000 palavras?
Para um social media designer essa frase nunca fez tanto sentido. Pois os conteúdos visuais são cada vez mais importantes para as estratégias de alcance e engajamento do público nas redes sociais.
Além de alinhar imagens bonitas e padronizadas no feed, stories do Instagram e facebook existe por trás todo um planejamento que leva em conta a escolha correta de fotos, cores, ícones, tipografia e outros itens que compõem uma identidade visual.
E é essa a função do social media designer: utilizar ferramentas, técnicas, elementos gráficos, para traduzir emoções e narrativas em imagens, sejam elas fotos, banners, infográficos, animações ou vídeos, encantar o público, obter conversões é o principal objetivo.
Qualidade, criatividade são fatores decisivos para que a sua publicação nas mídias sociais desperte desejo e gere curtidas e compartilhamentos, com isso, mais oportunidades de novos negócios para o seu cliente. redes sociais como o Instagram, Pinterest, são redes totalmente visual, você terá que criar imagens que chamem a atenção do público visualmente, com frases curtas, inseridas na imagem para que gere interesse do público a ler a descrição, e mesmo assim a descrição também não pode ser nada muito grande, essas redes são para interagir com imagens.
Campanhas
O social media tem que ter conhecimento em ADS, ou seja, fazer campanhas para atingir um público especifico e um objetivo. Vejo muitos por aí que fazem uma ou duas campanhas que teve alguns cliques e já acham que podem sair por aí anunciando pra todo mundo, mas o buraco é mais embaixo, você estará mexendo com dinheiro do eu cliente, otimizar a campanha, criar o público certo, saber envolver o público para que aja uma ação, sem gastar o clique, é uma das obrigações, por tanto, estudem, essa parre é muito importante.
Relatórios
Outro serviço que todo social terá que fazer e com maestria é a entrega de relatórios para seus clientes, crescimento de seguidores, curtidas, engajamentos, conversões, etc. Para as campanhas os dados já são disponibilizadas para cada campanha, no crescimento orgânico terá que fazer manualmente, algumas ferramentas como a Mlabs, tem planos onde você pode gerar essas métricas.
O ramo de social media cresce a passos largos, empresas querem ter a sua marca forte nas mídias sociais, esse é o momento para juntos crescermos profissionalmente, pois a cada bom trabalho que você faz, outras oportunidades irão aparecer.
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