
Atualmente, é chamado freelancer o profissional liberal que presta serviços de modo autônomo para empresas. Dessa forma, este colaborador atua na prestação de serviços, podendo atender a clientes de diferentes segmentos, uma vez que a flexibilidade é uma das características dessa modalidade de trabalho. Este profissional tem total autonomia para atender de modo independente aos seus contratantes, podendo muita das vezes fazer o seu próprio horário de trabalho, uma vez que, o próprio freelancer pode estabelecer um prazo para a entrega do trabalho, outras vezes, será preciso seguir uma rotina rígida de serviço.
Além do mais, esse trabalhador é favorecido por questões tributárias e possui grande facilidade de conseguir trabalhos no setor digital. Quem optar por ser um colaborador autônomo deste segmento, não terá nenhum vínculo empregatício com a empresa contratante, sendo muito comum receber por serviço prestado.
Como entrar no mercado de freelancers?
A contratação de freelancers pode ocorrer em diversas áreas, sendo mais comum nos setores de marketing e tecnologia, onde os principais são: criadores e otimizadores de sites, redatores e revisores de conteúdo para web, designs, gestores de redes sociais e outros diversos.
Então, para entrar nesse ramo deve primeiramente se qualificar na área e construir uma rotinha de trabalho com muita organização e compromisso, sendo que esses são os pilares para alavancar na carreira. Vale lembrar que não é preciso necessariamente ser graduado nesse segmento, porém, deve-se ter conhecimento sobre o assunto.
Assim, estudar nunca é demais!
O freelancer deve se dispor de criatividade e muito conhecimento, por isso, cursos relacionados à área desejada são fundamentais. Como autônomo, o freelancer é o responsável por tudo o que diz respeito à sua vida profissional, tendo que cumprir tarefas e prazos rigorosamente, mantendo também uma comunicação saudável com o cliente, clareza nas informações e precificação dos seus serviços.
Do mesmo modo, é preciso buscar informações em sites de confiança, para assim gerar credibilidade e, entregar um trabalho perfeito para o cliente, para que gere autoridade e, consequentemente, consiga bons clientes.
Agora, uma profissão que cresce significativamente entre o mercado de freelancers é a profissão de Social Média, onde foi citado acima como gestor de redes sociais e tem sido muito requisitado pelas empresas para fazer com que sua marca se torne conhecida e as redes sociais das mesmas sejam geridas de forma responsável e profissional.
Mas o que é um freelancer social média?

As redes sociais de uma empresa podem ser designadas como os meios que elas utilizam para fazer a comunicação com o público. Em muitas situações elas se tornam o cartão de visita da entidade, pois ali elas compartilham conteúdos relevantes e fazem a interação com seu público.
Porém para que essas mídias revelem resultados satisfatórios, é necessário a presença de um profissional que esteja por traz de toda essa interação, esse é o Social Media. Ele faz com que estas plataformas tais como redes sociais, sites e blogs se tornem parte essencial da marca de uma pessoa ou companhia, fazendo com que eles alcancem proporções positivas no meio digital.
Em consequência disso, o freelancer social média consegue planejar, interagir, criar, postar e fazer uma análise completa, gestão de tráfego e tudo o que diz respeito às redes sociais de um cliente, por isso ele é tão fundamental para ligar pessoas às marcas.
O social media resumidamente gera conteúdo, monitora e atualiza as redes sociais de uma empresa, gerando engajamento em suas páginas oficiais, considerando que essa atualização contínua é de grande importância para atrair a atenção do público e propiciar conhecimento para a companhia ou marca. Outra função deste colaborador liberal é o planejamento estratégico, bem como a análise de resultados.
Ademais, como profissional liberal, irá acumular diversas funções, principalmente de curadoria e criação de conteúdo, relatórios, agendamentos e etc., tomando um tempo considerável da sua rotina. Com isso, softwares que tenham funções de otimização terão um alto valor, já que reduzirão o tempo gasto para tais funções. Contudo, deve-se também por em prática o que aprendeu, pois um portfólio bem preparado é importante para conseguir clientes.
Sendo assim, o profissional deve mostrar o bom trabalho que faz, já que isso é uma isca para atrair contratantes, investir em seu talento e gerenciar suas próprias redes sociais compartilhando conteúdos relevantes, tudo isso traz um bom resultado. Por tanto, considerando todos os pontos citados, estabeleça um preço justo e agregue valor ao seu trabalho e mostre tudo que aprendeu sobre como ser um freelancer Social Media.
Como ser um freelancer social Media?

Freelancer Social Media tem o dever de estar sempre familiarizado com as novas tendências do mercado e também conectado com as novidades que sempre surgem nas mídias sociais. Por isso, deve se dispor de conhecimentos e criatividade, que podem ser adquiridos através de estudos e cursos relacionados à área, uma vez que pode-se encontrar diversos cursos com valor acessível ou até mesmo gratuitos que irão agregar valor e muito conhecimento.
Agora, independente da formação, os fatores predominantes que irão evidenciar um bom freelancer Social Media são as habilidades do mesmo. Investir nessa conquista de habilidades se faz imprescindível se o objetivo for se destacar nesse ramo. Deve-se também conhecer as funcionalidades avançadas das redes sociais e entender como realmente elas cada uma delas funcionam, considerando as suas peculiaridades.
Após isso, é de extrema importância possuir habilidades analíticas, entender facilmente dados e métricas, e se dispor de muita paciência ( verá que em vários momentos ela será fundamental).
Seguindo isso, um bom freelancer social Media precisa ser capaz de se adaptar constantemente e com rapidez às mudanças, bem como estar atualizado à novidades contínuas desse mercado e focar também no final da rotina, que é a análise de dados. É através dessa análise que o colaborador freelancer irá fazer uma avaliação se todas as suas estratégias aplicadas estão funcionando de acordo com o esperado, podendo também aplicar inovação e adaptar novas metodologias, sempre dirigidas deforma que os relatórios mostrem eficácia desses meios.
Habilidades com a criação de artes são sempre bem vindas, isso porque além do conteúdo e gerenciamento, o freelancer Social Media ainda poderá ofertar o trabalho de design, que só irá melhorar o seu patamar em meio à outros profissionais do mesmo ramo.
Ademais, como profissional liberal, irá acumular diversas funções, principalmente de curadoria e criação de conteúdo, relatórios, agendamentos e etc., tomando um tempo considerável da sua rotina. Com isso, softwares que tenham funções de otimização terão um alto valor, já que reduzirão o tempo gasto para tais funções. Contudo, deve-se também por em prática o que aprendeu, pois um portfólio bem preparado é importante para conseguir clientes.
Sendo assim, o profissional deve mostrar o bom trabalho que faz, já que isso é uma isca para atrair contratantes, investir em seu talento e gerenciar suas próprias redes sociais compartilhando conteúdos relevantes, tudo isso traz um bom resultado. Por tanto, considerando todos os pontos citados, estabeleça um preço justo e agregue valor ao seu trabalho e mostre tudo que aprendeu sobre como ser um freelancer Social Media.